Desde 2017, a Maternidade nas Empresas transforma a parentalidade em potência, com consultoria, Pacto pela Parentalidade e o Parentalidade Summit.

Maternidade nas Empresas nasceu com um sonho grande: transformar a forma como a parentalidade é tratada dentro das organizações. Desde 2017, somos pioneiras em mostrar que a maternidade e a paternidade não são obstáculos, mas sim impulso para pessoas, empresas e sociedade.

Atuamos em três pilares complementares:

  • Consultoria, que mergulha nas dores de cada organização e cria soluções sob medida — programas estruturados de parentalidade, rodas de conversa, mentorias, cursos online, cartilhas, campanhas de comunicação, letramento de liderança e até gamificação. Nosso olhar é plural e contempla diferentes jornadas da parentalidade: atípica, adoção, luto e múltiplas configurações familiares.
  • Pacto pela Parentalidade, um compromisso coletivo para mudar o olhar sobre o cuidado. Como disse um de nossos embaixadores: “Não dá para empurrar para o feminino tudo o que nos constitui como humanos. Os homens também precisam fazer parte, de forma proativa, desse ecossistema.”
  • Parentalidade Summit, o maior evento do Brasil dedicado ao tema, criado por nós para dar palco às boas práticas, inspirar lideranças e ampliar a agenda de bem-estar e performance nas empresas.

Nosso trabalho ajuda a resolver dores concretas das empresas: perda de talentos, alto turnover, absenteísmo, sinistralidade, saúde emocional fragilizada e baixa representatividade feminina em cargos de liderança. Os resultados são claros: organizações que avançam na equidade de gênero têm 21% mais chances de apresentar lucratividade acima da média.

Ao longo dessa jornada, já impactamos mais de 800 mil pessoas e cerca de 120 empresas, incluindo Vivo, Suzano, Mondelez, TIM, AB Mauri, Comgás, Whirlpool, Lojas Renner, Yara Brasil, Discovery, Lojas Lebes, AGCO, Gerdau e Dell.

Em 2025, recebemos o Prêmio Think Work Innovations na categoria Parceiro da Inovação no RH, pelo trabalho realizado junto à Suzano S.A. na construção e execução do Programa de Parentalidade – Positivo para uma nova vida. Esse reconhecimento reforça nosso pioneirismo e a relevância da parentalidade como estratégia de inovação em gestão de pessoas, bem-estar e equidade de gênero dentro das organizações.

Sobre as fundadoras

A Maternidade nas Empresas foi fundada por Luciana Cattony e Susana Zaman, que transformaram suas trajetórias pessoais e acadêmicas em um propósito coletivo de impacto.

Luciana Cattony

Luciana Cattony

Com profundidade, leveza e um olhar sensível, Luciana Cattony é uma das vozes que têm transformado a forma como o mundo do trabalho enxerga o cuidado. Cofundadora da Consultoria Maternidade nas Empresas e do Pacto pela Parentalidade, atua para que a parentalidade passe a ser reconhecida como potência: para as pessoas, para as empresas e para a sociedade.

Mestra em Design Estratégico, sua pesquisa investiga a maternidade sob a ótica das organizações e do design orientado ao dilema. É também TEDx Speaker, Professora da Academia da Mulher do IVG, Embaixadora da CoPai, um movimento pela extensão da licença-paternidade no Brasil.

Luciana é mãe do Henrique, e é dessa experiência transformadora, que nasce o seu propósito: provocar uma mudança cultural viva e urgente, em que a parentalidade seja reconhecida como alavanca para o desenvolvimento humano, equidade e bem-estar.

Susana Sefidvash Zaman

Susana Sefidvash Zaman

Susana é movida pela convicção de que a mudança social é possível e necessária. Cofundadora da consultoria Maternidade nas Empresas e do Pacto pela Parentalidade. Engenheira de formação e estrategista por essência, ela acredita no poder da parentalidade como caminho para promover equidade e transformação nos ambientes de trabalho e na sociedade. 

Mestra em Equidade de Gênero pela UFRGS e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, consolidou sua trajetória no desenvolvimento humano e de negócios, liderando processos de mudança em grandes organizações. Ao longo de sua trajetória, também atuou como docente em instituições como FGV, Uniritter e LaSalle.

Susana é mãe da Laura e do Nabil e ativa da Comunidade Bahá’í, onde coordena e apoia iniciativas de educação que fortalecem capacidades morais e espirituais em crianças, pré-jovens e adultos com foco na construção de uma sociedade mais justa e colaborativa.

Juntas, elas criaram o Pacto pela Parentalidade, compromisso que envolve empresas, lideranças e a sociedade em um novo olhar para o futuro do trabalho — mais humano, inclusivo e sustentável.